quinta-feira, 31 de maio de 2012


O intermediário todo passou e eu nem escrevi uma linha aqui neste blog.

Não sei por que, mas o tempo no curso intermediário passou muito mais rápido que no básico. Talvez porque no básico eram novas descobertas.. a agora no intermediário é correr atrás da sua capacidade. E na corrida a gente não vê o tempo passar.

No intermediário tivemos que provar que as técnicas estavam bem solidificadas: reduções bem feitas, cortes precisos, peixes perfeitamente preparados, compreender os tempos de cozimento, as massas sabermos "décor".. etc... fora a pressão pela organização e limpeza exigida em dobro.

O chefe responsável pelo intermediário é o chef Patrick Caals, ou "the tall chef"como costumam dizer (porque ele é o único chef alto da escola hehehe).. O chef Caals é bom professor, mas é obsessivo com limpeza e organização. Acima de tudo compreende nossas angústias de aluno, e isso, acho, é o mais importante em ser professor - a compreensão e a paciência.

Senti que o curso intermediário foi essencial para aprimorar minhas técnicas, saber os meus limites, compreender melhor este domínio tão amplo e subjetivo que é a cozinha.

A cada 3 aulas passamos por regiões diferentes da França.. desde Pays Basque, até Lyonais (Lyon!), Provence, Bretagne, Alsace, Côte D'Azur.. Nunca imaginei que cada região pudesse ter uma cozinha tão específica.. é como no Brasil.. cada região é um país dentro de um país..

Foi muitíssimo enriquecedor.. aprendi muito.. e sentire MUITAS saudades.

Na próxima sessão não estarei no curso superior. Estou triste, mas c'est la vie. Agora para os próximos 3 meses trabalharei como assistente na Cordon Bleu. Irei sofrer, muito.. e a um preço bem baixo hehehe.. mas estarei lá, e irei aprender muito.

Um dia, quem sabe, continuarei e farei o superior.. conseguirei meu diploma e assim farei minha despedida total da escola. Mas, claro, é sim uma experiência ÚNICA.. aprendi, aprendo e irei aprender muito com estes chefes cricris e super competentes da Le Cordon Bleu.

Que o futuro me abrace cheio de carinho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário