quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Filés de Barbue


Hoje fizemos Filés de um peixe chamado Barbue. O Barbue é um peixe "flat"... ou seja, plano. Ele tem os dois olhos de um mesmo lado (é bem estranho!). Tem um lado de pele escura (para se camuflar) e outro de pele clara.

Nós preparamos filés de Barbue com um molho que era basicamente vinho branco e muita, mas muita manteiga. Alguns molhos aqui da culinária francesa ganham consistência só pela adição de manteiga. Isso é bem estranho pra gente, no Brasil, que costumamos a usar muito óleo ou azeite.

No curso nós usamos manteiga em 100% das receitas! Ou usamos para refogar, ou para fritar, ou para molhos. Em algum momento da receita usamos pouco ou muita manteiga.

O importante é observar estas técnicas e pegar aquilo que é interessante. Hoje eu aprendi que a manteiga pode, sim, sozinha, dar consistência para um molho de peixe. E o gosto do molho não fica amanteigado!

O chefe da aula de hoje era muito legal, o Bruno. Elogiou bastante meu prato e me deu dicas muito legais. E no final ainda roubou wafles pra gente da turma de Patisserie, e fez uma calda de chocolate. E ainda tirou sarro de mim, porque quando eu comi o wafle fiquei com chocolate na boca toda! Foi um ótimo final de aula, como disse um colega.


2 comentários: