quinta-feira, 15 de março de 2012

Ufa!


Bom, andei muito sumida mesmo, peço desculpas! Mas vou aproveitar meu tempo mais livre, agora que curso terminou, para atualizar algumas delícias que fizemos. Não vou conseguir postar todas as receitas, mas escolhi algumas que me marcaram mais.

Um dia especial foi quando fizemos um camarão empanado em uma pâte à frire com molho tartare. Para a massa precisamos de:

- 80 g de farinha
- 1 pitada de sal
- 60 g de fécula
- 130 ml de água
- 5 g de fermento químico
- 10 ml de azeite

A massa tem preparo muito fácil, basta misturar todos a farinha, sal, fécula. Depois, esquentar um pouco a água com o fermento, juntar com a farinha e o azeite. O importante é usar a balança para pesar estes ingredientes.. com as massas fica meio difícil fazer a receita "no olho".. Aí é só limpar bem o camarão (retirar as vísceras, casca, pernas, cabeça, etc..) mergulhar ele na pâte à frire - deixe a caudinha de fora - depois no óleo quente e pronto! Delícia de outro planeta!

O molho tartare é um molho derivado da maionese. Li que a maionese é o que eles chamam de "mãe de todos os molhos".. e a maionese é sim o molho mais rústico que aprendemos. Mas, enfim.. para preparar um bom tartare - ou uma boa maionese - o que os chefes falaram que é importante é que todos os ingredientes estejam na mesma temperatura (ambiente). Então se vai usar ovos para fazer maionese, eles não podem estar recém saídos da geladeira.

O molho tartare é, basicamente, uma maionese na qual juntamos alcaparras, salsinha, salsão, échalotes, estragão picados. É bem saboroso!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário